Wednesday 6 May 2015

"Evangelho Segundo Jadar",Chapter VII by José Thiesen (in Portuguese)



                Quando João, o Batista, estava encarcerado, ouvindo as notícias sobre Jesus, atormentou-se com dúvidas e mandou alguns de seus discípulos procurarem Jesus.
                Eles, tendo-o encontrado, perguntaram-lhe: “És tu o Messias ou devemos esperar outro?”
                Jesus respondeu-lhes: “Voltai a João e dizei-lhe o que vedes: cegos vêem, surdos ouvem e paralíticos andam. Há mortos que voltam a viver e o Reino de Deus é anunciado. Feliz aquele que não se envergonha de mim.”
              Com esta resposta, voltaram os homens para João e o coração de João se alegrou, mas os discípulos de Jesus murmuraram contra João.
              Disse-lhes Jesus: “Pensais que há fraqueza em João? Em verdade vos digo que não há homem nascido de mulher que seja maior que ele, embora o menor no Reino de meu Pai seja maior que ele.”
                 Disseram-lhe os seus: “É para breve que te veremos em teu trono glorioso?”
            Respondeu-lhes Jesus: “Em verdade vos digo que meu tempo é breve. Eu logo serei subjugado e vos todos sereis dispersados, mas não vos perdereis. Então, no último dia, vereis o céu se abrir e eu descer com os anjos de meu Pai para estabelecer-vos na Sua casa.”
                Mas os seus não o entendiam e lhe perguntaram: “Senhor, quando será isso?”
                Respondeu-lhes Jesus: “Será quando não esperardes, quando disserdes: não há mais volta, não há mais esperança. Nesse dia, quem estiver peneirando, deixe a peneira e prepare-se; quem estiver arando, deixe o arado e arrependa-se de seus pecados; quem estiver no leito, levante-se e aguarde em pé.
                “Nesse dia os bons serão postos em um lado e os maus em outro. Aos santos de meu Pai, direi: ‘Vinde, benditos de meu Pai, pois estive nu e me vestistes, faminto e me destes de comer, sedento e me destes de beber. Estava preso e me visitastes; doente e me consolastes; só e me destes vossa companhia.
               “E direi aos maus: ‘Ide daqui, malditos de meu Pai, pois estive nu e não me vestistes, faminto e não me destes de comer, sedento e não me destes de beber. Estava preso e não me visitastes; doente e não me consolastes; só e não me destes vossa companhia.
               “E eles dirão a mim: ‘Mas senhor, quando foi que não te fizemos estas coisas?’
               “E lhes direi: ‘Toda a vez em que alguém ao vosso lado estava em alguma destas situações e não lhe acudistes, foi a mim que o não fizestes, pois a Lei manda que useis de miséricórdia para com todos.
               “E eles serão enviados ao lugar tenebroso onde haverá apenas choro e ranger de dentes.”
               Então Jesus lhes disse: “Quem dizem os homens que eu sou?”
               Responderam-lhe eles: “Uns dizem que és João Batista que resssuscitou dos mortos; outros dizem que és Elias que retornou dos céus.”
                Perguntou-lhes Jesus: “E vós, quem dizeis que eu sou?”
                Então Simão levantou-se e disse: “És o Messias de Deus!”
              Disse-lhe Jesus: “Alegra-te, Simão, que não disseste isso por ti mesmo; em verdade, foi o Espírito de meu Pai que falou por tua boca e por isso te digo: já não mais és Simão, mas Rocha e sobre ti construirei minha igreja. Depois que me for, até que volte dos céus, rodeado pelos anjos de meu Pai, tu serás o responsável por meu rebanho. O que ligares na terra será ligado no céu e o que desligares na terra será desligado no céu.
                “Os pecados que perdoares, serão perdoados; os que não perdoares, não serão perdoados.
              "O Príncipe desse mundo tudo fará para destruir-te, mas jamais conseguirá e as portas do Inferno jamais prevalecerão sobre a minha igreja!”
                E houve ciúme e inveja entre os doze, porque eles não entendiam Jesus.
                Perguntou-lhe Rocha: “Mas senhor, nos vais deixar?”
                Respondeu-lhe Jesus: “Toda a semente precisa morrer e ser enterrada para que germine e dê fruto. Assim será comigo e o Reino, até que se complete o número daqueles que meu Pai quer para si.”
                Tornou-lhe Rocha: “Senhor, não vais morrer! Eu não permitirei que isso te aconteça!”
                Retorquiu-lhe Jesus: “Vai para longe de mim, demônio! Então não cumprirei a vontade de meu Pai até as últimas consequências? Eu vivo para o meu Pai e é por isso que Ele me glorifica! Assim deveis fazer vós, pois quem me ama, ouve e cumpre a minha palavra de tal maneira que já não é mais ele quem vive, mas eu que vivo nele e meu Pai que vive em mim!
              “Todo aquele que fizer diferente disso já está condenado, pois somente eu sou a Vida!
              “Não tendes vós mesmos ressuscitado mortos em meu nome? Não compreendestes ainda que é assim porque eu sou o senhor da vida e da morte? Por isso vos digo: ninguém tomará minha vida de mim, mas eu a darei para a retomar de volta!”
               Então Jesus e os seus puseram-se a caminho de Jerusalém pela segunda vez, para festejarem a Páscoa, como era costume entre os judeus.

No comments:

Post a Comment