Wednesday 24 June 2015

"Evangelho Segundo Jadar",Chapter XIV by José Thiesen (in Portuguese)

             Quando os preparativos para a ceia pascal terminaram, Jesus e os doze foram para a casa reservada para eles.
              Durante a ceia, Jesus cingiu-se com uma toalha, como fazem os escravos e se pôz a lavar os pés dos discípulos. Quando chegou a vez de Rocha, este lhe disse: “Isso não pode ser! Não me lavarás os pés!”
               Respondeu-lhe Jesus: “Se te não lavar os pés, não terás parte comigo!”
               Respondeu-lhe Rocha: “Então, senhor, me laves não só os pés, mas o corpo todo!”
               Respondeu-lhe Jesus: “Aquele que tem os pés lavados já está suficientemente limpo.”
              Assim Jesus lavou os pés dos doze e depois, lhes disse: “O tempo está curto e ainda há tanto a vos ensinar! Entendeis o que vos fiz?”
              Mas eles nada responderam. Disse-lhes Jesus: “Vós me chamais de “senhor” e de “mestre” e estais certos, pois eu o sou, realmente. Então eu, vosso senhor e mestre vos dei o exemplo de como deveis agir, uns para com os outros: servi-vos como escravos uns dos outros.
            “Não fugi disso, porque eu, sendo o vosso senhor, não fugi disso.
            “Eu conheço os que chamei e amo a todos, inclusive aquele que vai cumprir as profecias. Eu o conheço e o amo, embora saiba que por ele ter o demônio em si, melhor seria para ele se não tivesse nascido, pois não terá parte no meu reino.
            “Em verdade, não temais aos que vos podem matar o corpo, mas sim aos que vos matam a alma.
            “Preparai-vos pois, que quando eu me for, estareis sozinhos e vos perseguirão e vos expulsarão das sinagogas e vos matarão por causa de mim.
          “Preparai-vos mas não vos assusteis, pois esse é o começo da glória. Em verdade eu vos mandarei o Consolador e ele vos recordará tudo o que vos disse e vos ensinará o que não disse. Ele vos dirá como agir em cada momento.
            “De fato, o príncipe desse mundo fará de tudo para vos destruir e à minha igreja, mas a vitória já é minha! Não tenhais medo!
             Rocha então tomou a palavra e disse: “Senhor, de que falas? Vais nos deixar?”
            Jesus estava grandemente aflito, como nunca o viram antes, e lhe respondeu: “Um de vós me vai trair.”
             Eles então se alvoroçaram, pois não sabiam quem era o traidor.
             Para que se cumprisse a profecia que diz “aquele que come comigo o meu pão me irá trair”, Jesus ofereceu um pedaço de pão passado no molho e o deu a Judas dizendo: “O que tens a fazer, faze-o depressa.”
            Judas então levantou-se e foi procurar os sacerdotes do templo.
            Aos outros pareceu que Jesus lhe pedira para sair e comprar alguma coisa para eles.
            Jesus deu um grande suspiro aflito e disse: “Agora serei glorificado e Deus o será comigo!”
            E voltando aos seus, lhes disse: “Queridos, o tempo urge! Lembrai-vos de como vos lavei os pés e que este é o meu novo mandamento: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei, pois ninguém tem mais amor do que aquele que dá a sua vida por amor dos que ama.”
            Rocha então tomou novamente a palavra e disse: “Dize-me, senhor, quem te vai trair pra que eu te defenda! Mesmo que todos te deixem, eu jamais te deixarei!”
            Respondeu-lhe Jesus: “Não me deixarás? Em verdade te digo que ainda hoje, antes que o galo cante três vezes, tu me negarás três vezes.”
            Voltando à mesa, Jesus deu graças a Deus e tomando o pão, o partiu dizendo: “Tomai e comei; este é o meu corpo dado por vós. Repeti isso em memória de mim.”
Depois, tomou do cálice com vinho e disse: “Tomai e bebei, este é o meu sangue, o sangue da nova aliança. Repeti isso em memória de mim.
“Nos dias de Egito, o sangue dum carneiro salvou os israelitas, mas depois eles morreram; nos dias do deserto, os israelitas comeram do pão caído dos céus e se saciaram, mas depois eles morreram.
“Em verdade vos digo que quem come do meu corpo e bebe do meu sangue jamais morrerá, mas unido a mim e, em mim, ao Pai, viverá para sempre.”

No comments:

Post a Comment