Wednesday 22 April 2015

"Evangelho Segundo Jadar",Chapter V by José Thiesen (in Portuguese)


            Em outra ocasião, Jesus dirigiu-se assim â multidão que atenta lhe ouvia: “Buscai, antes de qualquer coisa, os bens celestes, pois os daqui enferrujam e são roídos pelas traças. O que meu Pai vos dá, não passa, é para sempre! e é por mim que chegais ao reino de meu Pai! Eu sou o caminho. Olhai para mim e aprendei , pois não há falsidade em minhas palavras nem hipocrisia em meus atos.
            “Ouvi-me e sede pois, o sal da terra, que dá sabor ao mundo e o torna melhor. Isso é sinal do reino!
            “Ouvi-me e sede pois, luz do mundo, brilhai e levai o mundo ao meu Pai. Isso é sinal do reino!
           “Quando disserdes sim, seja de “sim” o vosso agir e quando disserdes “não”, que seja de “não”, o vosso agir. Nisso todos saberão que sois filhos de Deus!”
Disseram-lhe então uns mestres da lei:  “Mestre, não há outro caminho para Deus fora da Lei e nós a seguimos.”
Respondeu-lhes Jesus: “E pensais que vim abolir a Lei de Moisés e o que está escrito nas escrituras? Em verdade vos digo que será preciso passarem o céu e a terra antes de as escrituras serem revogadas. Eu não vim abolir a Lei, mas leva-la à perfeição!
“Ouvistes que Deus ordenou à Moisés: não matarás. Mas eu vos digo: aquele que olhar para seu irmão com ódio já é réu de um assassinato.
“Ouvistes que Deus ordenou à Moisés: não roubes a mulher de teu vizinho. Mas eu vos digo: aquele que olhar para ela com desejo, já é réu de adultério.
Tornaram os mestres da lei: “Mas tal pureza é impossível de se ter!”
Respondeu-lhes Jesus: “De fato, não a podeis ter sozinhos, mas no reino de meu Pai não há lugar para quem não for santo como Ele o é. Foi por isso que vim ao mundo e é por isso que o Santo Sopro de Deus vos será dado quando eu me for”.
Os mestres da lei estavam estupefatos com Jesus e não sabiam o que responder às suas palavras, então alguns lhe perguntaram:  “Mestre, em que consiste toda a Lei e os Profetas?”
Respondeu-lhes Jesus: “Toda a Lei e os Profetas se resumem no seguinte: amai a Deus de todo o coração, de toda a tua alma e ao teu próximo como a ti mesmo.”
Então os mestres da lei entenderam e ficaram felizes.
Alguém da multidão levantou-se e perguntou a Jesus: “Mestre, quem é o meu próximo?”
E Jesus respondeu-lhe: “Um homem viajava sozinho por uma estrada deserta quando foi assaltado. Os ladrões bateram nele, deixando-o gravemente ferido e roubaram-lhe o dinheiro e suas roupas.
“Vem um sacerdote pela mesma estrada, vê o mísero e pensa: ‘Se paro para atendê-lo, atraso-me para os ofícios no Templo e contamino-me com o seu sangue. Que Deus se apiede dele!’ e segue seu caminho para Jerusalém.
“Depois vem um servidor do Templo que tem o mesmo raciocínio e deixa o homem ferido e nu, caído na estrada.
“Então vem um infiel que ia para o mercado, olha para o homem e dele se compadece. Lava e trata as feridas dele e o veste e busca um albergue onde o deixa aos cuidados do albergueiro dizendo: ‘Agora preciso ir para Jerusalém tratar de uns negócios e deixo este homem aos teus cuidados. Cá tens vinte moedas de oiro para os gastos que tenhas com ele e, quando voltar, pagarei o que tenhas gasto a mais com esse homem”.
“Responde-me tu, qual dos tres homens amaram o seu próximo?”
Um outro levantou-se perguntou-lhe: “E se alguém me faz mal, eu lhe devo perdoar?”
Disse-lhe Jesus: “Que jamais aconteça de alguém te fazer algum mal e o não perdoares, seja uma, duas, setenta vezes ou mais! Em verdade te digo: se estás a caminho do Templo para um sacrifício e tens algo a perdoar a teu irmão, deixa tua oferta no caminho, perdoa-lhe e só então voltes para tua oferenda e o Templo, para que não aconteça de morreres a caminho do Templo e não seres perdoado por tua falta de perdão.
“Em verdade vos digo: é pelo vosso julgamento que sereis julgados; é pela medida que usastes que sereis medidos.
“Nunca resistais ao mal. Se alguém te bater numa face, oferece a outra. Se alguém te roubar a túnica, dá-lhe as sandálias. Se alguém te mandar andar por um dia, ande por dois.
“Em verdade vos digo: todos colherão daquilo que plantaram e todos os que viverem pela espada, por ela morrerão.”
Mais tarde, estando Jesus sozinhos com seus íntimos, acercou-se dele Simão filho de Jonas, que seria o chefe dos cristãos e lhe perguntou: “Mestre, dissestes que viestes para sermos santos no reino de Deus?”
Respondeu-lhe Jesus: “Assim como Moisés ergueu a serpente no deserto e quem para ela olhava ficava curado e não morria, assim também eu serei erguido da terra e quem olhar para mim jamais morrerá.”
Disse-lhe Simão: “Isso será no teu trono de Rei glorioso?”
Respondeu-lhe Jesus: “Olhe para mim, Simão! Em verdade te digo: se o grão de trigo não cair na terra e morrer, não pode dar fruto. Assim também comigo.”
Mas nem Simão nem os outros conseguiam entender Jesus. De fato, eles queriam que Jesus os libertasse dos romanos e Jesus sempre lhes falava por parábolas a fim de que eles descobrissem por si mesmos o que ele lhes queria dizer.
               

No comments:

Post a Comment