Tuesday, 25 August 2015

Untitled Poem by José Thiesen (in Portuguese)

Meu amor é insano, bruto
E covarde, por medo das
Pedras que lhe possas jogar -
E as que lhe não jogares
Vai jogá-las ele mesmo.

Sunday, 23 August 2015

"Evangelho Segundo Jadar", last chapter, by José Thiesen (in Portuguese)



    Uma vez na Galiléia, os apóstolos voltaram às suas famílias e aos seus antigos trabalhos enquanto esperavam por Jesus.
    Estavam eles, em certa manhã bem cedo, no lago de Tiberíades, depois de passarem a noite a pescar sem apanharem nada, quando Jesus chegou e da praia lhes perguntou: “Pescastes bastante, rapazes?”
    Responderam-lhe eles: “Nada!” mas não reconheceram Jesus.
    Tornou-lhes Jesus: “ Lançai a  rede à direita da barca!”
    Eles obedeceram e mal podiam puxar a rede de volta, de tantos peixes que havia nela e João, vendo isso,  disse para Rocha: “É o Senhor!”
    Rocha, que estava nu, vestiu-se e jogou-se à água, correndo até Jesus e o abraçou.
    Vieram os outros e Jesus levou-os até um fogo que havia acendido e onde uns peixes estavam sendo assados e comeu com eles.
    Mais tarde, voltou-se para Rocha e perguntou-lhe: “Simão Rocha, filho de Jonas, tu me amas?”
    E Rocha lhe respondeu: “Senhor, sabes que te amo!”
    Disse-lhe Jesus: “Apascentas as minhas ovelhas!”
    Em seguida Jesus voltou a perguntar a Rocha: “Simão Rocha, filho de Jonas,  tu me amas?”
    E Rocha lhe respondeu: “Senhor, sabes que te amo!”
    Disse-lhe Jesus: “Apascentas as minhas ovelhas!”
    E novamente Jesus perguntou a Rocha: “Simão Rocha, filho de Jonas,  tu me amas?”
    E Rocha lhe respondeu em prantos: “Senhor, tu sabes tudo e nada te é oculto, tu sabes que te amo!”
    Disse-lhe Jesus: “Apascenta as minhas ovelhas! Em verdade te digo: em tua juventude te governavas e ias aonde querias, mas dias virão em que outros te terão amarrado e te levarão para onde não queres ir.”
    Jesus falava da morte de Rocha.
    Jesus ficou com eles por quarenta dias e noites, tendo também aparecido a outros discípulos. No fim desse tempo, voltaram para Jerusalém e, subindo com os apóstolos e sua mãe e outros parentes, Jesus anunciou que voltava dali para o seu Pai e lhes disse: “Ficai em Jerusalém até que o Consolador, o Espírito Santo vos seja enviado. O Espírito vos lembrará tudo o que eu disse e vos iluminará e fortalecerá para enfrentar tudo o que estiver para vos acontecer.
    “Depois, fazei discípulos em todas as nações, batizando-os em o nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; quem crer e for batizado, será salvo; mas quem não crer, será condenado. Instruí as minhas ovelhas a observar todas as coisas que vos tenho mandado. E lembrai-vos de que estou convosco todos os dias até o fim do mundo.”
     Depois de lhes ter falado, o Senhor assumiu seu lugar no céu e está sentado à direita do Pai de onde voltará para tomar posse de seu Reino.


"Evangelho Segundo Jadar",Chapter XVIII by José Thiesen (in Portuguese)

    No dia seguinte ao sábado, antes do sol nascer, porque os homens estavam com medo, Maria Madalena,  Maria de Cleófas e uma outra mulher foram ao túmulo para fazerem com mais calma os ritos fúnebres sobre Jesus. No caminho iam discutindo como fariam para rolar a pedra que cobria a entrada do túmulo,  mas ao chegarem,  encontraram a pedra que fechava o túmulo já rolada e o túmulo estava aberto.
    Entraram no túmulo e não viram o corpo de Jesus, mas apenas o lençol que o cobria, arranjado como se ainda cobrisse o corpo. As mulheres gritaram com medo que os judeus tivessem roubado o corpo de Jesus e correram para fora.
    Lá elas encontraram dois jovens que lhes disseram: “Porque procurarais entre os mortos quem está vivo? Voltai aos outros e dizei-lhes que Jesus os espera onde tudo começou: na Galiléía.”
    As mulheres correram para os apóstolos e entrando na casa em que eles estavam escondidos, lhes contaram tudo o que viram e ouviram e testemunharam sobre a ressurreição do Senhor.
    Os homens não sabiam o que dizer e Rocha saiu para ver o túmulo e foi seguido por João que, por ser mais jovem, correu mais ligeiro; ambos estavam aflitos para ver o Senhor.
    João chegou primeiro mas não entrou e esperou por Rocha.
   Quando Rocha aproximou-se, João o deixou entrar por primeiro e ambos viram o túmulo exatamente como as mulheres contaram e eles voltaram aos outros e testemunharam que o túmulo estava vazio mas eles não se decidiam sobre o que fazer.
    Ora, Cleófas, tio de Jesus, e um outro discípulo tinham deixado Jerusalém para retornar à Galileía e estando próximos de Emaús;  discutiam a prisão e morte de Jesus, lamentando tudo o que acontecera  e heis que Jesus se aproximou deles e os saudou, mas eles não o reconheceram.
    Perguntou-lhes Jesus: “Porque estais tristes?”
   Ao que eles responderam: “Então não sabes o que aconteceu nestes últimos dias e como nossos sacerdotes mataram um santo de Deus em Jerusalém?”
    Jesus então começou a explicar-lhes tudo o que aconteceu mas à luz das escrituras e como Moisés e os profetas predisseram tudo o que aconteceu e enquanto Jesus falava, heis que seus corações se inflamavam de contentamento.
   Quando aproximaram-se duma estalagem, pois era meio-dia, Jesus deu a entender que seguiria adiante, mas eles lhe convidaram para cear com eles, pois não queriam se afastar duma companhia que lhes dava tamanho contentamento.
    Jesus acedeu e ficou com eles. Mais tarde sentaram-se à mesa para comer e Jesus deu graças e partiu o pão e neste momento os discípulos reconheceram Jesus, mas Jesus imediatamente desapareceu de diante deles.
   Cleófas e o outro ficaram tomados de terror e voltaram para Jerusalém a fim de contar aos discípulos que tinham visto a Jesus,  mas nem assim os discípulos se decidiram a ir à Galiléia.
    Era o dia seguinte, ao meio-dia, quando os discípulos, menos Tomé, que havia saído,  continuavam escondidos  com medo, que Jesus apareceu entre eles.
   Todos caíram ao chão tomados de pavor, supondo que viam um espírito, mas Jesus lhes disse: “A paz esteja convosco. Não tenhais medo, pois sou eu.”
    Eles então reconheceram o Senhor, mas nem assim ousavam levantar-se.
    Disse-lhes Jesus: “Sou eu, vinde e vêde. Não tendes medo que não sou um espírito. Um fantasma não tem corpo, mas cá estão as marcas de minha morte. Tendes alguma coisa para comer?”
    Eles então lhe ofereceram peixe e Jesus comeu e apreciou a comida.
   Em seguida, Jesus lhes disse: “Compreendeis agora tudo o que vos disse? Era preciso que eu sofresse e morresse e ressuscitasse. Quando Tomé voltar, vinte ter comigo na Galileía.”
   Tendo dito isso, Jesus desapareceu da frente deles e os apóstolos foram tomados de grande alegria.
   Quando Tomé voltou, contaram-lhe tudo o que acontecera, mas ele se recusava a crer e disse: “Se o não tocar nem pôr minhas mãos em suas feridas, não crerei!”.
   Naquela noite, enquanto ceavam, Jesus voltou a aparecer diante deles e todos se regozijaram de ver o Senhor, menos Tomé, que  jogou-se ao chão, tomado de horror.
   Jesus aproximou-se dele e tomando-lhe a mão, disse: “Vem, Tomé e toca-me e põe tua mão em minhas feridas e crê em mim, pois fora de mim não há salvação!”
   Ainda de joelhos, em prantos, Tomé abraçou Jesus e lhe disse: “Meu Senhor e meu Deus!”
   Disse-lhe Jesus: “Então aprendestes! Porque me vistes, crestes, mas eu vos digo: mais felizes que vós serão os que crerem em mim sem me verem! Eu vos espero no Galiléia!”
   E assim dizendo, desapareceu do meio deles; imediatamente, todos se puseram a caminho da Galiléia.


Saturday, 22 August 2015

Catechesis About the Family (3.1): "The Father", part one, by Pope Francis I (translated into English)


General Audience at Paul VI Audience Hall on Wednesday, 28 January 2015



     Dear Brothers and Sisters, Good morning!

     Let us resume the series of catecheses on the family. Today we shall take the word “father” as our guide. It is a term dearer than any other to us Christians because it is the name by which Jesus taught us to call God: father. The meaning of this name took on new depth from the very way Jesus used it to turn to God and to manifest his special relationship with Him. The blessed mystery of God’s intimacy, Father, Son and Spirit revealed by Jesus, is the heart of our Christian faith.
    “Father” is a term familiar to everyone, a universal word. It indicates a fundamental relationship, the reality of which is as old as human history. Today, however, one has reached the point of claiming that our society is a “society without fathers”. In other words, particularly in Western culture, the father figure would be symbolically absent, paled, removed. At first, this was perceived as a liberation: liberation from the father-master, from the father as the representative of the law that is imposed from without, from the father as the censor of his children’s happiness and the obstacle to the emancipation and autonomy of young people. At times in some homes authoritarianism reigned in the past, in some cases even oppression: parents who treated their children like servants, not respecting their individual needs for growth; fathers who did not help them to start out on their journey with freedom — and it is not easy to bring up a child in freedom —; fathers who did not help them assume their own responsibilities to build their future and that of society.
    This, certainly, is not a good approach; but, as often happens, one goes from one extreme to the other. In our day, the problem no longer seems to be the invasive presence of the father so much as his absence, his inaction. Fathers are sometimes so concentrated on themselves and on their work and at times on their career that they even forget about the family. And they leave the little ones and the young ones to themselves. As Bishop of Buenos Aires I sensed the feeling of orphanhood that children are experiencing today, and I often asked fathers if they played with their children, if they had the courage and love to spend time with their kids. And the answer was negative in most cases: “But I can’t, because I have so much work...”. And the father was absent from the little child growing up, he did not play with him, no, he did not waste time with him.
    Now, on this common journey of reflection on the family, I would like to say to all Christian communities that we must be more attentive: the absent father figure in the life of little ones and young people causes gaps and wounds that may even be very serious. And, in effect, delinquency among children and adolescents can be largely attributed to this lack, to the shortage of examples and authoritative guidance in their everyday life, a shortage of closeness, a shortage of love from the father. And the feeling of orphanhood that so many young people live with is more profound than we think.
    They are orphaned in the family, because the father is often absent, also physically, from the home, but above all because, when they are present, they do not behave like fathers. They do not converse with their children. They do not fulfill their role as educators. They do not set their children a good example with their words, principles, values, those rules of life which they need like bread. The educative quality of the time the father spends raising the child is all the more necessary when he is forced to stay away from home because of work. Sometimes it seems that fathers don’t know what their role in the family is or how to raise their children. So, in doubt, they abstain, they retreat and neglect their responsibilities, perhaps taking refuge in the unlikely relationship as “equals” with their children. It’s true that you have to be a “companion” to your child, but without forgetting that you are the father! If you behave only as a peer to your child, it will do him/her no good.
    And we also see this problem in the civil community. The civil community with its institutions, has a certain — let’s call it paternal — responsibility towards young people, a responsibility that at times is neglected or poorly exercised. It too often leaves them orphaned and does not offer them a true perspective. Young people are thus deprived of safe paths to follow, of teachers to trust in, of ideals to warm their hearts, of values and of hopes to sustain them daily. They become filled perhaps with idols but their hearts are robbed; they are obliged to dream of amusement and pleasure but they are not given work; they become deluded by the god of money, and they are denied true wealth.
    And so it would do everyone good, fathers and children, to listen again to the promise that Jesus made to his disciples: “I will not leave you orphans” (cf. Jn 14:18). He is, indeed, the Way to follow, the Teacher to listen to, the Hope that the world can change, that love conquers hatred, that there can be a future of brotherhood and peace for all. One of you might say to me: “But Father, today you were too negative. You only spoke about the absent father, what happens when fathers are not close to their children.... “It’s true, I wanted to stress this, because next Wednesday I am going to continue this catechesis by highlighting the beauty of fatherhood. That is why I chose to start from the darkness, in order to reach the light. May the Lord help us understand these things better .


Special Greetings
    I greet the English-speaking pilgrims and visitors attending today’s Audience, including the various student groups from England and the United States of America. Upon you and your families I cordially invoke the grace and peace of the Lord Jesus. God bless you all!
    I address a special thought to the young people, to the sick and to newlyweds. Today we are celebrating the memorial of St Thomas Aquinas, Doctor of the Church. May his dedication to study, foster in you, dear young people, a commitment to understand and a desire to serve the Gospel; may his faith show you, dear sick people, to turn to the Lord also in times of trial; may his mildness show you, dear newlyweds, the manner of relating between spouses within the family.

Friday, 21 August 2015

Sonnet XXVII by William Shakespeare (in English)

Weary with toil, I haste me to my bed,
The dear repose for limbs with travel tired;
But then begins a journey in my head
To work my mind, when body's work's expired:
For then my thoughts--from far where I abide--
Intend a zealous pilgrimage to thee,
And keep my drooping eyelids open wide,
Looking on darkness which the blind do see:
Save that my soul's imaginary sight
Presents thy shadow to my sightless view,
Which, like a jewel hung in ghastly night,
Makes black night beauteous, and her old face new.
   Lo! thus, by day my limbs, by night my mind,
   For thee, and for myself, no quiet find.

Thursday, 20 August 2015

“Boa Noite” by Castro Alves (in Portuguese)



Veux-tu donc partir? Le jour est encore éloigné:
C'était le rossignol et non pas l'alouette,
Dont le chant a frappé ton oreílle inquiète;
Il chante Ia nuit sur les branches de ce granadier
Crois-moi, cher ami, c'était le rossignol.
Shakespeare

Boa noite, Maria! Eu vou,me embora.
A lua nas janelas bate em cheio.
Boa noite, Maria! É tarde... é tarde. .
Não me apertes assim contra teu seio.

Boa noite! ... E tu dizes - Boa noite.
Mas não digas assim por entre beijos...
Mas não mo digas descobrindo o peito,
— Mar de amor onde vagam meus desejos!

Julieta do céu! Ouve... a calhandra
já rumoreja o canto da matina.
Tu dizes que eu menti? ... pois foi mentira...
Quem cantou foi teu hálito, divina!

Se a estrela-d'alva os derradeiros raios
Derrama nos jardins do Capuleto,
Eu direi, me esquecendo d'alvorada:
"É noite ainda em teu cabelo preto..."

É noite ainda! Brilha na cambraia
— Desmanchado o roupão, a espádua nua
O globo de teu peito entre os arminhos
Como entre as névoas se balouça a lua. . .

É noite, pois! Durmamos, Julieta!
Recende a alcova ao trescalar das flores.
Fechemos sobre nós estas cortinas...
— São as asas do arcanjo dos amores.

A frouxa luz da alabastrina lâmpada
Lambe voluptuosa os teus contornos...
Oh! Deixa-me aquecer teus pés divinos
Ao doudo afago de meus lábios mornos.

Mulher do meu amor! Quando aos meus beijos
Treme tua alma, como a lira ao vento,
Das teclas de teu seio que harmonias,
Que escalas de suspiros, bebo atento!

Ai! Canta a cavatina do delírio,
Ri, suspira, soluça, anseia e chora. . .
Marion! Marion!... É noite ainda.
Que importa os raios de uma nova aurora?!...

Como um negro e sombrio firmamento,
Sobre mim desenrola teu cabelo...
E deixa-me dormir balbuciando:
— Boa noite! — formosa Consuelo.