“Deus só pode criar para sua glória, e todo o dever das criaturas inteligentes deve, portanto, ser reduzido a este pensamento único de um culto não apenas interior, mas também visível e solene, prestado à majestade divina.
Aquele que está inscrito no topo do livro, Nosso Senhor Jesus Cristo, o primogenitus omnis creaturæ, é o primeiro que rende a Deus este culto supremo desejado eternamente pela vontade divina: Ecce venio, ut faciam, Deus, voluntatem tuam: “eis que venho fazer, ó Deus, a tua vontade[1].” Ele veio prestar ao seu Pai, como criatura, a homenagem mais completa que Deus pode receber, uma glória que é do tamanho de Deus, por assim dizer, visto que é oferecida pelo próprio Deus. A união hipostática dá à natureza humana do Verbo Encarnado uma dignidade e esplendor únicos: Ideo ingrediens mundum dicit: Hostiam et oblationem noluisti, corpus autem aptasti mihi: “É por isso que o Filho de Deus ao entrar no mundo disse: Vós não quisestes sacrifício nem oblação, mas formastes um corpo para mim[2].” A resolução de Nosso Senhor era evidente: a sua Encarnação tinha por objetivo torná-lo capaz de ser sacerdote e vítima, a fim de oferecer à divindade o mais perfeito e o mais elevado culto que uma criatura inteligente pode oferecer.
A vinda do Filho de Deus à terra teve ainda uma outra consequência. Qualquer que seja a causa da Encarnação, ela alcançou imediatamente este resultado: associar à obra litúrgica das criaturas inteligentes, elevadas ao estado sobrenatural, e para as quais o Filho de Deus deveria condescender até ao ponto de se fazer não apenas um holocausto, mas uma vítima pelo pecado, apagando suas faltas, reparando todos os erros; de modo que essas criaturas doravante concorressem em seu próprio sacrifício, como membros do mesmo corpo do qual ele é a cabeça: In qua voluntate sanctificati sumus per oblationem corporis Jesu Christi semel: “Ora, é esta vontade que nos santificou pela oblação do corpo de Jesus Cristo, que aconteceu apenas uma vez[3].”
A missão do Verbo Encarnado é, portanto, uma missão de pontífice; é nesta qualidade que o apóstolo São Paulo queria que ele fosse considerado pelos cristãos perfeitos: Unde, fratres sancti, vocationis cælestis participes, considerate apostolum et pontifiticem confessionis nostræ, Jesum, qui fidelis est ei qui fecit illum: “Vós portanto, irmãos santos, participantes da vocação celestial, considerai Jesus, o apóstolo e pontífice da religião que professamos; veja como ele é fiel àquele que o constituiu como tal[4].” Ora, este sacerdócio não foi recebido em Cristo de forma transitória e momentânea, mas de forma permanente: Hic autem eo quod maneat in æternum, sempiternum habet sacerdotium. Unde et salvare in perpetuum potest accedentes per semetipsum ad Deum: sempre vivens ad interpellandum pro nobis. “Mas visto que este permanece eternamente, ele tem um sacerdócio eterno. É por isso que ele pode sempre salvar aqueles que se aproximam de Deus por meio dele, estando sempre vivo para interceder por nós[5].” Assim, o sumo pontificado é eterno e seu exercício é para sempre: não só na pessoa adorável do Filho de Deus, mas também nesta tribo sacerdotal da qual ele é a cabeça, “genus electum, regale sacerdotium, “raça eleita, sacerdócio régio[6]”, onde todos são sacerdotes[7], embora em graus diversos, e todos chamados a concelebrar com o Sumo Pontífice. O sacrifício oferecido por ele é único, porque ele não poderia oferecer várias vezes um sacrifício que permanece e que esgota por uma única e permanente oblação todas as justas reivindicações da majestade divina. Non enim in manufacta sancta Jesus introivit, exemplaria verorum; sed in ipsum cælum, ut appareat nunc vultui Dei pro nobis… Christus semel oblatus est ad multorum exhaurienda peccata: “De fato, Jesus não entrou neste santuário feito pela mão do homem que era apenas a figura do verdadeiro, mas no próprio céu, para estar agora presente em nosso nome diante da face de Deus… O Cristo foi oferecido uma vez para lavar os pecados de muitos[8].”
Não é de estranhar, portanto, que São João, olhando com olhos de águia para o que se passa na luz inacessível, nos mostrou Jesus, nosso pontífice, autor e consumidor de nossa fé, exercendo seu ministério no centro da criação redimida da qual é a pedra angular. Ele celebra no meio do próprio trono, pois ele é Deus; e o aniquilamento da sua Encarnação, o opróbrio que a nossa redenção lhe trouxe, longe de o privar das honras que lhe são devidas, levou o seu Pai a exaltar o seu nome humano acima de todo nome: Et omnis lingua confiteatur quia Dominus Jesus Christus in gloria est Dei Patris: “E que toda língua confesse que o Senhor Jesus Cristo está na glória de Deus Pai[9].” É, portanto, no seio da glória do Pai, no centro do trono, que vemos o Cordeiro, em pé como um sacerdote e um triunfador, Agnum stantem tamquam occisum, habentem cornua septem[10]. Ele é sacrificado, pois é a vítima universal; ele usa os sete chifres, símbolo do poder do Espírito septiforme que repousou sobre ele e o ungiu præ consortibus suis. Só ele tem o poder de levantar os sete selos do livro, pois é o hierarca supremo, o iniciador por excelência e o intérprete dos mistérios mais profundos; este direito foi obtido para ele por sua vitória, porém apenas o exerce, os quatro animais e os vinte quatro anciãos se prostram diante dele; cítaras de louvor divino irromperam por todos os lados, o incenso das orações dos santos fumega em taças de ouro e os redimidos fazem ressoar o hino de sua gratidão perpétua: Dignus es, Domine, accipere librum et aperire signacula ejus, quoniam occisus es, e redemisti nos Deo em sanguine tuo, ex omni tribu, et lingua, et populo et natione; e fecisti nos Deo nostro regnum et sacerdotes[11].
E como o Cordeiro não é apenas o complemento de nossa hierarquia humana, mas o pontífice da hierarquia universal, os Anjos por sua vez o aclamam, pois assim que o Pai o apresentou ao mundo, ele ordenou que o adorassem; e eles executam esta ordem com entusiasmo, cantando seu próprio hino: Dignus est Agnus, qui occisus est, accipere virtutem, et divinitatem, et sapientiam, et fortitudinem, et honorem, et gloriam, et benedictionem[12].
A estes acordes poderosos que celebram a vitória do Cordeiro, se acrescenta o louvor daquele a quem o sacrifício do Cordeiro é oferecido, e o hino incomparável que os habitantes do céu cantam sem cessar nem de dia nem de noite: Sanctus, Sanctus, Sanctus Dominus Deus omnipotens, qui erat, et qui est, et qui venturus est[13]. E para melhor confessar que aquele a quem eles adoram é o ser e o autor de todos os dons, eles lançam suas coroas diante do trono, testemunhando assim que sua vitória vem dele e que ele só coroa seus dons coroando seus méritos. É então que ouvimos este cântico: Dignus es, Domine Deus noster, accipere gloriam, et honorem, et virtutem, quia tu creasti omnia, et propter volantatem tuam erant, et creata sunt[14]. Ora, a luz que brilha nesta função litúrgica eterna não é uma luz emprestada, um sol criado, ou um astro qualquer, nam claritas Dei illuminavit eam, et lucerna ejus est Agnus[15].
Esta é a liturgia da Igreja triunfante, cujo desenvolvimento se realiza sob o sopro do Espírito Santo; pois é por meio dele que nosso Cordeiro se ofereceu, per Spiritum Sanctum semetipsum obtulit imaculatum Deo[16].
Mas nosso Pontífice não quis abandonar sua Esposa durante os dias de sua peregrinação; e por um modo maravilhoso e uma indústria divina, ele encontrou uma maneira de identificar o sacrifício terrestre com o celeste, visto que há apenas um sacerdócio, o de Jesus Cristo; apenas um sacrifício da terra e do céu; apenas uma vítima, que é o Cordeiro vitorioso e imolado. Já as sombras e figuras da Antiga Lei tiravam sua virtude da única oblação futura do Verbo Encarnado, de modo que esses ritos instituídos por Deus ofereciam desde então algum vestígio do verdadeiro e perpétuo sacrifício que se celebra no céu, assim como ele é celebrado na terra em virtude deste mandamento divino: Hoc facite in meam commemorationem [17]. Assim, a hierarquia da terra mostra aos olhos encantados dos habitantes do céu, por todas as maravilhas nela produzidas pelos sacramentos, uma reprodução fiel do que se passa ad interiora velaminis18. O Senhor Jesus, portanto, alcançou esta admirável união da Igreja triunfante e da Igreja militante, uma na visão, a outra na fé, sem que a diversidade dessas duas modalidades altere de forma alguma a unidade da obra litúrgica que é realizada nessas duas porções da herança do Cordeiro. É a mesma oblação que é oferecida no altar do céu e no altar da terra, com esta glória especial para a terra que o próprio céu é seu devedor; porque o sacrifício eterno foi realizado primeiro entre nós: fomos nós que então o emprestamos aos Anjos.
O Espírito Santo, princípio de unidade e vínculo dos membros com sua cabeça, opera esta associação maravilhosa que é a comunhão dos santos. É ele quem faz a unidade do sacerdócio, a unidade do altar, a unidade da vítima, a unidade do sacrifício que ele consome no céu e na terra com o seu fogo devorador. Ele é o fogo que o Salvador veio trazer aqui embaixo e cujo acender era Seu desejo. O Senhor também disse: Ego rogabo Patrem, et alium Paraclitum dabit vobis, ut maneat vobiscum in æternum, Spiritum veritatis[18]; e como a sua oração é sempre ouvida pelo Pai e sempre atendida, o Espírito habita conosco até a segunda vinda, que será então o próprio fruto do clamor incessantemente proferido pelo Espírito e pela Esposa: Veni![19]. Ele é o Espírito que abraça todas as coisas: Quoniam Spiritus Domini replevit orbem terrarum, et hoc quod continet omni scientiam habet vocis[20].
Sim, a sua operação contínua provoca incessantemente um concerto admirável, e a sua indústria procura fazer com que o Verbum Christi abunde nas almas, afim de que elas acompanhem o único sacrifício de hinos espirituais semelhantes aos do céu, visto que não podem senão repetir o louvor do Deus três vezes santo e do Cordeiro vitorioso e imolado.
A ação do Espírito não tem apenas eficácia externa; insinua-se nas almas, procura promover a regra e a disciplina que é o Filho; ela não se desespera com o homem pesado e grosseiro, e só o rejeita longe do santuário se ele se recusar a entrar nele. Até então, o Espírito tem sido empregado sob todas as formas: Sanctus, unicus, multiplex, subtilis, disertus, mobilis, incoinquinatus, certus, suavis, amans bonum, acutus, quem nihil vetat, benefaciens, humanus, benignus, stabilis, certus, securus, omnem habens virtulem, omnia prospiciens et qui capiat omnes spiritus, intelligibilis, mundus, subtilis[21]. Esses divinos e íntimos recursos trabalham incansavelmente para formar e adaptar os homens ao sagrado cerimonial da única liturgia, enquanto durar para eles o estado de provação.
E ainda, em sua energia infatigável, ele não é apenas o fogo do altar que consome e consuma o holocausto, mas é também a brasa que purifica os lábios destinados à cantar os divinos louvores, brasa tomada do altar do céu23, que consente em ser colocada no coração do homem como em um turíbulo, para levar ao trono as orações dos santos.
O que o Espírito realiza em perfeita unidade no céu e na terra, ele reproduz da mesma forma em cada alma humana. Em cada um de nós, as obras de toda a vida espiritual apontam apenas para este fim: Ipse enim Spiritus testimonium reddit spiritui nostro, quod sumus filii Dei: “Este mesmo Espírito dá testemunho ao nosso espírito de que somos filhos de Deus[22].” O homem é verdadeiramente o lugar de uma oferta litúrgica, que encontra o seu exemplar no culto prestado a Deus pela Igreja, graças ao Espírito Santo que nele fixa a sua morada: Nescitis quia templum Dei estis, et Spiritus Dei habitat in vobis?… Templum enim Dei sanctum est, quod estis vos: “Não sabeis que sois o templo de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?… Porque o templo de Deus, este templo que sois vós, é santo[23]”, diz o apóstolo em sua primeira epístola aos Coríntios. Mais uma vez ele insiste nesta verdade: “Vos enim estis templum Dei vivi, sicut dicit Deus: Quoniam inhabitabo in illis, et inambulabo inter eos: “Com efeito, vós sois o templo do Deus vivo, como Deus disse: habitarei neles e anda rei entre eles.[24]”
Esta ideia de alma humana, considerada como um templo, era tão familiar aos primeiros cristãos, que na epístola atribuída a São Barnabé nós podemos ver o autor desconhecido concluir o seu discurso por uma doutrina semelhante, consolando os judeus e os primeiros cristãos por causa da destruição do templo de Jerusalém: “O templo foi destruído”, diz ele; “já não existe mais. Vejamos, porém, se não existe outro templo de Deus. Antes de abraçarmos a fé, nosso coração era verdadeiramente como os templos erguidos pelas mãos dos homens, era uma morada de corrupção e fraqueza. Entregue à adoração de ídolos, era a morada de demônios. Tudo ali era inimigo de Deus. Mas eis que o Senhor construiu para si um templo digno de sua magnificência. Pela remissão dos pecados que recebemos, pela esperança que colocamos no nome do Senhor, nós nos tornamos homens novos, uma criação completamente nova. De sorte que Deus habita verdadeiramente em nós e no templo do nosso coração pela fé, pela vocação à promessa, pela sabedoria de seus mandamentos, pelos preceitos de sua doutrina. É assim que ele profetiza em nós e que ali reside. Estávamos condenados à morte, e ele nos abriu as portas do templo interior, um templo incorruptível e imortal erguido em nossas almas pela penitência. Quem aspira à salvação, portanto, não deve se deter no homem exterior, mas deve considerar aquele que habita no homem e nele fala, concentrando todas as potências de sua alma na admiração de uma linguagem que nunca ouviu e que excede todos os seus desejos. Este é o templo espiritual que o Senhor ergueu.[25]”
Assim, nos tempos apostólicos, o programa de vida espiritual era dado da maneira mais elevada e completa. O Cristianismo nunca foi compreendido da forma tão vulgar e menosprezada que vemos hoje; todos sabiam pelo menos o que era um cristão, embora nem todos quisessem extrair as consequências práticas de sua dignidade.
O batizado é, portanto, um templo que não foi erguido por mão humana. Este templo tem profundidades onde ninguém pode penetrar, exceto aquele mesmo que o construiu e quem aí reside majestoso: Quis enim hominum scit quæ sunt hominis, nisi spiritus hominis, qui in ipso est? “Com efeito, qual dos homens conhece as coisas que são do homem, senão o espírito do homem, que está nele?.[26]” Aqui está um verdadeiro santuário onde nenhum profano pode ser admitido, no qual a divindade reservou a entrada, e no qual o homem carnal nem mesmo poderia descer: só o homem que se torna espiritual pela libertação dos sentidos pode ter acesso a ele. Todos os mestres da vida espiritual reconheceram essa profundidade da alma humana, bem como a dificuldade que encontra a maioria dos homens para penetrar no santuário de sua alma e encontrar a augusta majestade que ali reside. É necessário ter sido introduzido pela ação do Espírito Santo ao qual nossos esforços se unirão, não somente não lhe pondo nenhum obstáculo, mas também prestando ao Espírito uma cooperação generosa e constante que nos terá feito percorrer todos os graus de iniciação de que falamos neste tratado.
Este santuário é, portanto, como um céu no qual todas as realidades do outro são encontradas. Santa Teresa, falando da sétima morada do Castelo Interior, disse: “Quando aprouver a Nosso Senhor ter compaixão do que sofreu e sofre uma alma pelo seu desejo ardente de possuí-lo, e que já resolveu tomá-la por esposa, ele a fez entrar na sétima morada que é a sua, antes de celebrar este matrimônio espiritual. Porque o céu não é sua única morada: ele também tem um na alma, que pode se chamar de outro céu.[27]”
Não podemos estranhar, pois, que o homem, embora consagrado a Deus pelo batismo e confirmação, só possa obter acesso ao seu próprio santuário pelos exercícios da vida espiritual; pois é a própria palavra do Senhor: Si quis diligit me, sermonem meum servabit, et Pater meus diliget eum, et ad eum veniemus, et mansionem apud eum faciemus[28]. A condição expressa desta intimidade é, portanto, a guarda dos preceitos e da fidelidade exata, não a fidelidade servil, mas a do amor. Acrescentemos ainda que o Apóstolo esclareceu ainda mais esta questão, dizendo: Ita et quæ Dei sunt, nemo cognovit nisi Spiritus Dei[29]. Ora, como Deus reside no santuário de que falamos, somente o Espírito Santo pode dar à alma a experiência do que está acontecendo ali.
O céu da alma, portanto, possui a augusta Trindade e, como no céu dos bem-aventurados, encontramos ali o que São João diz ter visto no santuário celestial: Ostendit mihi fluvium aquæ vitæ, splendidum tamquam crystallum, procedentem de sede Dei e Agni[30]. Este rio corre também na alma humana, é o nosso Salvador quem o afirma: Qui credit in me, sicut dicit Scriptura, flumina de ventre ejus fluent aquæ vivæ. Hoc autem dixit de Spiritu, quem accepluri erant credentes in eum[31].
A presença do Cordeiro vitorioso, stantem, e imolado, tamquam occisum, também é assegurada ali pelo augusto sacramento da Eucaristia, cuja graça persevera em nós, mesmo após o desaparecimento das espécies consagradas, segundo a palavra formal do Senhor Jesus: In me manet, et ego in illo; e a do apóstolo: Christum habitare per fidem in cordibus vestris[32].
O santuário íntimo da alma também tem um altar que é o nosso coração. Neste altar são oferecidos e consumidos os holocaustos, a vítima pelo pecado; pois é lá que todos os atos da alma são realmente consumados, aqueles que a purificam e justificam, até chegar ao sacrifício perfeito que é a consumação em Deus. É neste altar que o homem se oferece, segundo o desejo de São Paulo: Ut exibeatis corpora vestra hostiam viventem, sanctam, Deo placentem, rationabile obsequium vestrum[33]; ou segundo o texto grego que se ajusta ainda melhor ao nosso pensamento: spirituale holocaustum vestrum. E esta vítima é ainda mais agradável à suma majestade, visto que toda a verdadeira oferta está incluída no próprio sacrifício do Cordeiro: Una enim oblatione, consummavit in sempiternum sanctificatos. É, portanto, sempre a união íntima com o sacrifício eterno que, ao mesmo tempo que se rejubila no céu, se renova constantemente na terra, realizando continuamente a santificação dos homens.
A alma acompanha o seu sacrifício com o incenso da oração, podendo dizer: Sicut cinnamomum e balsamum aromatizans odorem dedi; quasi myrrha electa dedi suavitatem odoris[34]. Também aqui a alma humana não separa o seu incenso daquele que o Senhor Jesus queima na presença de seu Pai: Per ipsum ergo offeramus hostiam laudis semper Deo, id est, fructum labiorum confitentium nomini ejus[35]. E o perfume celestial da oração deve ser queimado tão abundantemente no santuário até que todos os acessos sejam perfumados; pois é neste sentido que a Esposa diz no Sagrado Cântico: Manus meæ destillaverunt myrrham, et digiti mei pleni myrrha probatissima[36]. Até mesmo suas vestes estão tão impregnadas delas a tal ponto que, se retiradas das caixas de marfim em que estão trancadas, espalham esse perfume que não tem nenhuma semelhança com os odores profanos: myrra et gutta et casia a vestimentis tuis a domibus eburneis[37]. A Esposa está tão penetrada desse perfume que aqueles que a vêem gritam: quæ est ista quæ ascendit per desertum sicut virgula fumi ex aromatibus myrrhæ, et thuris et universi pulveris pigmentarii[38]? Assim, o espírito de oração penetra todas as virtudes da alma e constitui uma homenagem muito nobre, cujo suave odor sobe constantemente para o céu.
Um templo, um santuário, um altar, uma vítima, a própria presença do Deus vivo e verdadeiro não bastam para o culto litúrgico, é necessário ainda um pontífice. Ora, o homem é verdadeiramente sacerdote, verdadeiro pontífice na augusta função que se celebra no santuário da sua alma: Fecisti nos Deo nostro regnum et sacerdotes43. Cada pessoa batizada é sacerdote e rei no templo secreto de sua alma, embora ele próprio seja apenas uma pedra viva do edifício construído pela mão divina, do qual o Senhor Jesus é a pedra angular. Esta é a doutrina ensinada pelo Príncipe dos Apóstolos na sua primeira Epístola: Ipsi tamquam lapides vivi superædificamini, domus spiritualis, sacerdotium sanctum, offerre spirituales hostias, acceptabiles Deo per Jesum Christum[39].
Mas para realizar toda a perfeição deste sacerdócio, o homem deve oferecer livre e voluntariamente o seu sacrifício, a exemplo do Pontífice Eterno, a quem nós ouvimos insistir sobre o carácter inteiramente livre da sua oblação: Nemo tollit animam meam a me, sed ego pono eam a meipso et potestatem habeo ponendi eam, et potestatem habeo iterum sumendi eam[40]. Esta liberdade que o mostra ser um verdadeiro sacerdote foi compreendida por Isaías, quando disse: Oblatus est quia ipse voluit46. Assim deve ser com o homem cuja vontade é chamada a servir de auxiliar da graça. Deus não quer receber nada dele por força e violência, mas espera uma oferta voluntária e alegre: Voluntarie sacrificabo tibi[41].
As cítaras que São João ouviu no céu também ressoam neste novo templo; são os sentimentos tão diversos que irrompem incessantemente na alma humana e formam o mais belo concerto, a mais suave harmonia, quando só o sopro divino os põe em movimento. Essas cordas são justas e poderosas, quando nenhuma poeira as mancha, quando são esticadas com precisão, quando nenhum sopro estranho vem para contradizer o Spiritus Domini. Que música viva e sublime, que verdadeiro eco da Palavra!
Às harmonias das cítaras se acrescenta a exatidão do cerimonial, quando os movimentos da alma são bem regulados e obedecem sem resistência ao motor divino que é o Espírito Santo. A fórmula deste celeste cerimonial está no próprio lema da Esposa: Ordinavit in me caritatem[42]; sua expressão externa é chamada de medida e discrição perfeitas, mater virtutum.
Assim, a alma presta um culto verdadeiramente completo a Deus quando atinge a consumação da caridade. Até então algo ainda estava faltando para a função litúrgica celebrada em seu templo, seja que a alma não penetrava no santuário, ou que a vítima não tinha o valor exigido, ou que a vontade do sacerdote era imperfeita, o incenso muito raro ou de baixo preço, as cítaras mal afinadas e as cerimônias realizadas sem precisão ou sem compreensão.
Concluamos, portanto, dizendo que é muito vantajoso para o homem dedicar-se ao Ofício Divino por sua condição, visto que Deus assim põe constantemente diante de seus olhos a fórmula de sua perfeição, tal como aparece na Sagrada Escritura. É por meio disso que o monge e a monja recebem um ensinamento profundo e contínuo, e que faz parte da sua própria existência. Enquanto eles se esforçam para não preferir nada ao Ofício Divino, e se apressam em empregar em sua celebração todo o cuidado e pesquisa que uma função tão augusta exige, a ciência de sua própria santificação lhes é comunicada, na forma que eles devem realizar profundamente dentro de si. E se acontecesse que, em uma função litúrgica, as almas chamadas a prestar sua assistência estivessem todas muito próximas da perfeição de seu culto litúrgico individual, isto é, o ápice da vida espiritual, seria preciso pouco para que os santos anjos não cressem estar no céu tal assembléia. Certamente, as divinas complacências seriam incomensuráveis, e o esplendor de tal foco surpreenderia o mundo inteiro.
Na verdade, o homem nunca realiza em si o ideal do culto que acabamos de mostrar, sem que Deus conceda de imediato as graças de eleição, que revelam a presença do Espírito Criador e Santificador. Mas também que espetáculo doloroso dariam as almas devotadas à oração da Igreja, e que, sem nenhuma preocupação com seu avanço, deixam dentro de si o templo sem ornamentos, o santuário sem beleza, o altar sem vítimas e sem perfumes, falsas cítaras e sem harmonia! O que mais se poderia dizer se as genuflexões, prostrações ou outras cerimônias tivessem um ar desordenado que as tornariam quase um escárnio; e se o pontífice deste santuário secreto, se tornando negligente, preguiçoso, desrespeitoso até para com o hóspede divino que ali fica, acreditasse já ter feito o suficiente por tê-lo garantido da profanação total? Tais, entretanto, seriam as almas que negligenciam o cuidado de sua própria perfeição. Deus teria o direito de repreendê-las por quererem na Igreja o que não querem mais para si mesmas. Tal incoerência seria severamente punida, em razão mesma da graça oferecida à alma para a celebração da Sagrada Liturgia.
Mas se constatamos que mesmo aqueles a quem é confiada a oração da Igreja devem ter mais do que os outros um zelo ardente para reproduzir neles as realidades que eles celebram incessantemente, o que diremos daqueles que além disso receberam alguma posição na sagrada hierarquia, e assim se encontram associados ao sacerdócio eterno de Nosso Senhor Jesus Cristo, pontífice para sempre de acordo com a ordem de Melquisedeque? A Santa Igreja, toda imbuída de sua nobreza, toda cheia de admiração por sua grandeza, disse-lhes: Agnoscite quod agitis; imitamini quod tractatis: quatenus mortis dominicæ mysterium celebrantes, mortificare membra vestra a vitiis et concupiscentiis procuretis: “Observa o que fazes; imita o que carregas nas mãos, para que, celebrando o mistério da morte do Senhor, também possas mortificar o vício e a concupiscência nos teus membros[43].” Esta é a doutrina já exposta pelo apóstolo São Pedro: In hoc enim vocati estis: quia et Christus passus est pro nobis, vobis relinquens exemplum, ut sequamini vestigia ejus[44].
Com efeito, todos aqueles que a eleição divina chamou a participar nas funções do sagrado ministério, encontram nessas mesmas funções um princípio de santificação pessoal, desde que as cumpram com uma compreensão real do que estão fazendo. Então, por um retorno magnífico de sua ação, eles purificam e são purificados; eles santificam e são santificados. Eles somente purificam, iluminam e santificam em razão de seu caráter, enquanto eles só podem ser purificados, iluminados, santificados por seu ministério pessoal na medida em que sua vontade assimila o que é aplicável a eles nos ritos sagrados, em virtude de uma espécie de imitação voluntária que é a imitamini quod tractatis.
Que imensa consolação para quem é responsável pela obra de santificação alheia e pelo exercício de um formidável ministério, saber que se entregando com inteligência e fé a este ministério, avança tanto na obra de sua própria santificação! Ele tem em suas mãos a fórmula, o método de sua perfeição pessoal; e, ao se familiarizar com os ritos, as cerimônias, as palavras, o conteúdo e a forma da liturgia, ele recebe um ensino sempre prático da verdadeira vida espiritual e santidade.
Desde o início, São Dionísio, o príncipe dos místicos, classificou os vários degraus da hierarquia sagrada, bem como as relações que cada um deles mantém com uma porção definida do povo cristão. Estas são suas palavras: “A classe dos purificados é composta por aqueles que ainda não podem ser admitidos à vista e à participação de nenhum sacramento; a classe dos iluminados é a do povo santo; a classe dos aperfeiçoados é a dos monges piedosos[45]”. Ele considera a primeira como confiada aos diáconos; e de fato, antigamente, catecúmenos e penitentes se retiravam após o canto do Evangelho, que é o ministério do diácono, e não tinham participação no sacrifício. A segunda classe, a dos iluminados, tem uma relação estreita com os sacerdotes; enquanto que aqueles que abraçaram a vida perfeita parecem ter um vínculo de filiação com o episcopado.
Esses vários graus são determinados segundo a proximidade de onde se encontra a alma deste santuário, no centro do qual Deus reside. Aqueles que levam uma vida purgativa permanecem no pátio deste templo. Devem abandonar a vida dos sentidos e exercer as virtudes com perseverança, para que, tendo posto a veste nupcial do homem novo, possam ser admitidos a contemplar alguns dos mistérios, isto é, aproximar-se da via iluminativa, na qual o homem, não estando mais tão oprimido pelos sentidos, nem distraído pela tirania de suas paixões, pode finalmente alegrar-se à luz das coisas divinas e vislumbrar de longe e por clarões o santuário onde ele ainda não pode entrar. Finalmente, a via unitiva é uma entrada no santo dos santos, isto é, naquela intimidade íntima com Deus, que é verdadeiramente o fim para o qual o homem foi criado, e onde ele pode e deve oferecer ao Senhor o verdadeiro sacrifício, não sendo mais obrigado em certo sentido a oferecer vítimas pelos seus próprios pecados, visto que não há mais obstáculo entre ele e Deus.
É muito verdade que essas distinções não existem mais externamente hoje, nem as relações que foram originalmente estabelecidas entre as várias porções do povo fiel e os graus correspondentes da hierarquia. Mas as almas estão, no entanto, diante de Deus, do ponto de vista de seu progresso, em uma dessas três regiões da vida espiritual de que falamos.
A essas relações da alma com Deus, corresponde exatamente a medida de sua ação sobre os homens. Se nossos olhos pudessem contemplar as coisas invisíveis, veriam que as almas têm uma influência proporcional a elas. Quanto mais alto eles sobem, mais sua influência se estende longe; o poder delas está se derramando com uma energia que se deve à proximidade de Deus. Sua natureza não muda, mas assim como um objeto se aquece ao se aproximar de um foco e se irradia mais amplamente, assim é com a alma em virtude de sua proximidade com o foco divino. É neste sentido que lemos no Salmo 18: Et occursus eius usque ad summum eius; nec est qui se abscondat a calore eius[46].
A alma exerce um ministério correspondente ao seu estado, e brilha de várias formas sobre as almas que lhe são próximas e que pertencem à via purgativa, iluminativa ou unitiva. A própria experiência demonstra que frequentemente as almas atravessam os degraus da vida espiritual mais facilmente e com menos perigos e provações, quando auxiliados por outra alma cuja condição é superior à sua própria condição. A história da santidade estudada sob este ponto de vista é muito eloquente; deste modo nós explicamos como os santos raramente são isolados. Verdadeiros pontífices, eles atraem a eles para unir a Deus; eles santificam curvando-se para aqueles que pertencem a uma região inferior.
Ditosas as almas que sabem explorar o tesouro contido na Sagrada Liturgia, não para lhe ter um amor estéril e puramente exterior, mas para atrair e reproduzir dentro de si os símbolos e as formas que contêm essas vivas realidades! Deus não amou nada na antiga lei quanto o templo; mas ele puniu energicamente, pela boca do profeta Jeremias, aqueles que acreditavam ter permissão para fazerem qualquer coisa porque eram donos do templo: Bonas facite vias vestras et studia vestra: et habitabo vobiscum in loco isto. Nolite confidere in verbis mendacii dicentes: Templum Domini, templum Domini, templum Domini est[47]. Do contrário, continua o profeta, se não deixares de crescer a tua presunção, acreditando que o templo substitui a obediência aos meus preceitos, eis o teu castigo: Faciam domui huic, in qua invocatum est nomen meum, et in qua vos habetis fiduciam, et loco quem dedi vobis et patribus vestris, sicut feci Silo[48]. Certamente a nação que possui o templo é a nação privilegiada, mas o templo não pode dispensar a fidelidade; e, antes de ser honrado no templo, Deus exige que o adoremos e o sirvamos no santuário invisível que ele construiu em nós.
Devemos, portanto, repetir com o rei Salomão: Dixisti me ædificare templum in monte sancto tuo, et in civitate habitationis tuæ altare, similitudinem tabernaculi sancti tui, quod præparasti ab initio[49]. É nossa tarefa na terra; já tinha sido mostrado a Moisés: Inspice, et fac secundum exemplar quod tibi in monte monstratum est[50]. Santo Estêvão lembrou-o aos judeus no grande discurso que lhe valeu a palma do martírio. Construamos, pois, este tabernáculo segundo o exemplo e modelo, Nosso Senhor Jesus Cristo; que todos entrem nesta unidade litúrgica que recebe do Espírito Santo seu movimento, sua beleza, sua consumação, e faz com que cada criatura no céu e na terra, e mesmo nas profundezas do oceano, diga: Sedenti in throno, et Agno, benedictio, et honor, et gloria, et potestas in sæcula sæculorum. Amen[51].
[1] Heb. 10, 9.
[2] Heb. 10, 5.
[3] Heb. 10, 10.
[4] Ibid. 3, 1-2.
[5] Ibid. 7, 24-25.
[6] I Pd. 2, 9.
[7] “Cristo Nosso Senhor, Pontífice escolhido de entre os homens (cfr. Hebr. 5, 1-5), fez do novo povo um «reino sacerdotal para seu Deus e Pai» (Apor. 1,6; cfr. 5, 9-10). Na verdade, os batizados, pela regeneração e pela unção do Espírito Santo, são consagrados para serem casa espiritual, sacerdócio santo, para que, por meio de todas as obras próprias do cristão, ofereçam oblações espirituais e anunciem os louvores daquele que das trevas os chamou à sua admirável luz (cfr. 1 Pd. 2, 4-10). Por isso, todos os discípulos de Cristo, perseverando na oração e louvando a Deus (cfr. Act., 2, 42-47), ofereçam-se a si mesmos como hóstias vivas, santas, agradáveis a Deus (cfr. Roma 12,1), dêem. testemunho de Cristo em toda a parte e àqueles que lha pedirem dêem razão da esperança da vida eterna que neles habita (cfr. 1 Pd. 3,15). O sacerdócio comum dos fiéis e o sacerdócio ministerial ou hierárquico, embora se diferenciem essencialmente e não apenas em grau, ordenam-se mutuamente um ao outro; pois um e outro participam, a seu modo, do único sacerdócio de Cristo. Com efeito, o sacerdote ministerial, pelo seu poder sagrado, forma e conduz o povo sacerdotal, realiza o sacrifício eucarístico fazendo as vezes de Cristo e oferece-o a Deus em nome de todo o povo; os fiéis, por sua parte, concorrem para a oblação da Eucaristia em virtude do seu sacerdócio real, que eles exercem na recepção dos sacramentos, na oração e acção de graças, no testemunho da santidade de vida, na abnegação e na caridade operosa.” (LG. 10)
[8] Heb 9, 24-28.
[9] Fl. 2, 11.
[10] Ap. 5, 6. “Eu vi no meio do trono, dos quatro Animais e no meio dos Anciãos um Cordeiro de pé, como que imolado. Tinha ele sete chifres e sete olhos (que são os sete Espíritos de Deus, enviados por toda a terra).”
[11] Ap. 5, 9-10. “Digno és de receber o livro e de abrir os seus selos, porque foste morto e resgataste para Deus, com o teu sangue, homens de toda a tribo, língua, povo e nação, e fizeste deles, para o nosso Deus, um reino e sacerdotes.”
[12] Ibid. 12. “Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, a riqueza, a sabedoria, a fortaleza, a honra, a glória e a bênção.”
[13] Ap. 4, 8. “Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Onipotente, o que era, que é, e que vem.”
[14] Ibid. 11. “Tu és digno, ó Senhor, nosso Deus, de receber a glória, a honra e o poder, porque criaste todas as coisas, e pela tua vontade é que elas receberam a existência e foram criadas.”
[15] Ibid. 21, 23. “A cidade não tem necessidade do sol, nem da lua, que a iluminem, porque a glória de Deus a ilumina, e o seu luzeiro é o Cordeiro.”
[16] Hb. 9, 14. “…pelo Espírito Santo se ofereceu a si mesmo sem mácula a Deus”.
[17] I Cor. 11, 24. “Fazei isto em memória de mim.” 18 Cf. Hb 6, 19.
[18] Jo. 14, 16-17. “Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Paráclito, para que fique eternamente convosco, o Espírito de verdade.”
[19] Ap. 22, 17.
[20] Sb. 1, 7. “Com efeito, o Espírito do Senhor enche o universo, e, como abrange tudo, tem conhecimento de tudo o que se diz.”
[21] Sb. 7, 22-23. “Efetivamente há nela um espírito inteligente, santo, único, multíplice, sútil, ágil, penetrante, imaculado, claro, impassível, amigo do bem, agudo, a quem nada pode impedir, benéfico, amigo dos homens, estável, seguro, tranquilo, que tudo pode, tudo vê, e que penetra todos os espíritos, os inteligentes, os puros, os mais sutis.” 23 Is. 6, 6-7.
[22] Rom. 8, 16.
[23] I Cor. 3, 16-17.
[24] II Cor. 6, 16.
[25] Epist. S. Bernabæ apost., cap. 16.
[26] I Cor. 2, 11.
[27] 7ª Morada. cap. 1.
[28] Jo. 14, 23. “Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e nós viremos a ele, e faremos nele a nossa morada.”
[29] I Cor. 2, 11. “Assim, também, as coisas que são de Deus ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus.”
[30] Ap. 22, 1. “Depois o anjomostrou-me um rio de água viva resplandecente como cristal, que saía do trono de Deus e do Cordeiro.”
[31] Jo. 7, 38-39. “O que crê em mim, como diz a Escritura do seu seio correrão rios de água viva. Ora ele dizia isto falando do Espírito que haviam de receber os que cressem nele.” 34 Ibid. 6, 57.
[32] Ef. 3, 17.
[33] I Rom. 12, 1. “Rogo-vos, pois, Irmãos, pela misericórdia de Deus, que ofereçais os vossos corpos como uma hóstia viva, santa, agradável a Deus: tal é o culto que a razão exige de vós.” 37 Hb. 10, 14. “Com uma só oblação, tornou perfeitos para sempre os que foram santificados.”
[34] Eclo. 24, 20. “Difundi um perfume como o cinamomo e o bálsamo aromático, e como mirra escolhida exalei suave odor.”
[35] Hb. 13, 15. “Ofereçamos, pois, sempre a Deus, por meio dele, um sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome.”
[36] Ct. 5, 5. “As minhas mãos destilaram mirra e os meus dedos a mirra mais preciosa.”
[37] Sl. 44, 9. “Perfume de mirra, de aloés e cássia exalam as tuas vestes.”
[38] Ct. 3, 6. “Quem é esta que sobe do deserto composta de aromas de mirra e de incenso, e de todos os perfumes dos mercadores?” 43 Ap. 5, 10.
[39] I Pd. 2, 5. “Vós também, como pedras vivas, prestai-vos a entrar na edificação de uma casa espiritual, para formar assim o sacerdócio santo para oferecer sacrifícios espirituais, agradáveis a
Deus por Jesus Cristo.”
[40] Jo. 10, 18. “Ninguém ma tira, mas eu por mim mesmo a dou, e tenho poder de a dar, e tenho poder de a reassumir.” 46 Is. 53, 7.
[41] Sl. 53, 8. “Eu te oferecerei um sacrifício voluntário.”
[42] Ct. 2, 4.
[43] Pontif. Rom. De ord. presbyteri.
[44] I Pd. 2, 21. “Com efeito para isto é que vós fostes chamados, pois que Cristo também sofreu por vós deixando-vos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.”
[45] De eccl. Hier., cap. 6, n. 5.
[46] Sl. 18, 7. “Sai de um extremo do céu e no outro termina o seu curso; nada se furta ao seu calor.”
[47] Jer. 7, 3-4. “Eis o que diz o Senhor dos exércitos, o Deus de Israel: Tornai bons os vossos caminhos e as vossas obras, e eu habitarei convosco neste lugar. Não ponhais a vossa confiança em palavras de mentira dosque dizem: É este o templo do Senhor, o templo do Senhor, o templo do Senhor!”
[48] Ibid. 14. “Farei a esta casa onde o meu nome é invocado e na qual pondes a vossa confiança, a este lugar, que vos dei a vós e a vossos pais,o mesmo que fiz a Silo.”
[49] Sb. 9, 8. “Mandaste-me edificar um templo sobre o teu santo monte, e um altar na cidade da tua habitação, conforme o modelo do teu santo tabernáculo que preparaste desde o princípio.”
[50] Ex. 25, 40. “Toma sentido, e faze conforme o modelo que te foi mostrado sobre o monte.”
[51] Ap. 5, 13. “O que está sentado sobre o trono e ao Cordeiro, benção, honra, glória e poder, pelos séculos dos séculos. Amém.”